Começa a eleição presidencial na Venezuela
(Foto: Marco Bello / Reuters) |
Os centros de votação permanecerão abertos das 6H00 locais (7H00 de Brasília) até as 18H00 (19H00 de Brasília), mas o CNE - ligado ao governo - tem o hábito de ampliar o horário quando eleitores continuam na fila ao final do horário oficial.
O presidente chegou pouco antes das 6H00 ao colégio Miguel Antonio Caro, em Caracas, ao lado da esposa, Cilia Flores, e de vários colaboradores.
Quase 20,5 milhões dos 30,6 milhões de venezuelanos estão registrados para votar, em apenas um turno, na eleição em que Maduro tem como principal rival o opositor e dissidente del chavismo Henri Falcón.
Ex-militar e ex-governador do estado de Lara (noroeste), Falcón ignorou a ordem da coalizão de partidos Mesa da Unidade Democrática (MUD), que defende a abstenção por considerar que a votação é uma "farsa" e que a vitória de Maduro já está assegurada.
Antecipada pela Assembleia Constituinte, a eleição acontece em meio a uma grave crise econômica, que provoca escassez de alimentos, remédios e produtos básicos. De acordo com o FMI, a inflação no país deve chegar a 13.800% em 2018.
Nenhum comentário